Tudo que você precisa saber sobre a Vacina contra o HPV

Tudo que você precisa saber sobre a Vacina contra o HPV

Nos últimos anos tivemos uma ampla divulgação sobre a vacina contra o HPV devido ao fato de que a mesma entrou no calendário vacinal da rede pública.

A vacina é uma das melhores formas de proteção contra os tumores causados pelos vírus HPVs, capazes de infectar mucosas e provocar câncer como de colo do útero, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

Apesar da comprovada eficácia a adesão a vacinação ainda é abaixo das estimativas. Neste texto vamos trazer todas as informações que você precisa saber sobre essa vacina tão importante.

Por que tomar a vacina contra o HPV?

Como já dito, é uma das melhores formas de proteção contra diversos tipos de câncer causados pelos vírus HPVs (papilomavírus humano).

São mais de 150 vírus diferentes, mas há quatro deles com maior número de incidências e maior periculosidade. As vacinas disponíveis no mercado hoje dão conta destes quatro tipos principais.

A transmissão desses vírus ocorre pelo contato entre mucosas, principalmente através de relações sexuais ou parto vaginal.

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Segundo as estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) a estimativa que em 2018 mais de 16 mil novos casos da doença foram diagnosticados.

Quem pode tomar a vacina?

Em clínicas particulares, qualquer pessoa pode tomar a vacina. Já no Sistema Único de Saúde a idade estipulada é de 9 a 14 anos para meninas e de 11 a 14 para meninos.

A idade estabelecida no SUS é a mesma sugerida pelos estudos como a mais eficaz para o sistema imunológico.

É importante também que as doses sejam administradas antes do início da vida sexual do paciente, uma vez que a vacina não protege contra lesões preexistentes.

Qual a diferença entre a vacina HPV ofertada pelo SUS e as ofertadas em clínicas particulares?

A diferença entre a vacina aplicada no SUS e as ofertadas em clínicas particulares como Laboratório Multianálises está no esquema vacinal (número de doses) e na quantidade de vírus que cada uma protege.

No SUS as vacinas são bivalentes, ou seja, protegem contra dois tipos de vírus e são aplicadas em duas doses.

Nas clínicas particulares as vacinas são tetravalentes, ou seja, protegem contra quatro tipos de vírus e são aplicadas em três doses.

A vacina HPV é segura?

Muito se falou sobre as reações adversas causadas pela vacina contra o HPV, mas, de forma constatada e relatada a vacina apresenta apenas reações leves em alguns pacientes como vermelhidão ou inchaço no local da aplicação, que é feita principalmente na parte superior do braço ou na coxa.

A vacina é totalmente segura e, principalmente, vai te proteger de algo muito maior que é a possibilidade de um câncer de colo do útero, por exemplo.

 

No Laboratório Multianálises você encontra a vacina contra HPV tetravalente. Agende um horário e conheça nossa sala de vacinas.

A informação foi útil para você? Então compartilhe esse conteúdo em suas redespara que mais pessoas se informem e a luta contra o HPV ganhe mais adeptos.

 

 

Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Laborátorio Multianálises
Olá
Podemos ajudá-lo?
Aperte o botão abaixo!