Exame comum e rotineiro o “exame de urina” pode ser de diversos tipos e sendo assim, utilizado para detectar diferentes problemas de saúde.
Tipos de exame de urina:
Urina 1 – Este exame fornece informações que podem ajudar o médico a diagnosticar infecções urinárias, diabetes, doenças do fígado e dos rins. A partir dele, podem ser solicitados exames mais específicos para investigar as causas das doenças.
Urocultura – é o exame de urina que identifica a presença de bactérias e avalia se a mesma é sensível ou não a um grupo determinado de antibióticos.
Urina 24 horas – este exame faz dosagens mais específicas como a presença de proteínas, a dosagens de creatinina, a dosagem de cálcio, fósforo e outros eletrólitos na urina.
Coleta adequada é fundamental: saiba como realizar
Respeitar a forma de coleta e, principalmente realiza-la em um recipiente estéril e fornecido pelo laboratório é fundamental para sucesso do exame.
Urina 1 – higienize as mãos; em seguida realize higienização da região genital com água e sabão; o primeiro jato da urina deve ser desprezado no vaso sanitário e o restante colhido no recipiente fornecido pelo laboratório; vede bem e entregue a amostra. A urina deve ser encaminhada dentro de 1 hora ao laboratório, ou refrigerada na geladeira por até 12 horas, se necessário. Dê preferência a primeira urina do dia.
Urocultura – mesmo procedimento da Urina 1, é importante ressaltar que se o paciente estiver em uso de antibióticos esse exame fica inviabilizado. É necessário esperar sete dias após a suspensão e/ou término do uso para realização.
Urina 24 horas – siga os mesmos passos em relação a higienização; despreze a primeira urina do dia e colha todas as outras, incluindo a primeira do dia seguinte no mesmo recipiente que deve ficar em geladeira.